DAlila Teles Veras

Palestras e Debates

 João Ramalho:

um luso na história e na literatura do Brasil 

                          

                        

A polêmica figura do português João Ramalho, fundador e alcaide-mór da Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1553, “fundação efêmera, tão envolta em mistério que ainda nem se sabe onde exatamente se terá localizado”, tem rendido à História do Brasil incontáveis páginas de um não mais acabar de foi, não foi.

Sabe-se que essa vila, primeiro povoado de brancos no planalto paulista, situava-se na região hoje chamada de Grande ABC (SP) sem, no entanto, ser conhecido o seu exato local; sua existência teria durado apenas cinco ou oito anos, por ordens do Governador Geral Mem de Sá e contra a vontade de seu fundador. A vila foi extinta em 1558 ou 1560, e sua população transferida para a recém-fundada (pelos jesuítas) São Paulo dos Campos de Piratininga.

De comprovação concreta, existem as atas, preciosos 53 volumes manuscritos, que registram a vida da Vila de Santo André da Borda do Campo nos anos de 1555 a 1558. Mal conservadas e de leitura difícil, as atas foram decifradas por paleógrafos e mandadas imprimir pelo então Prefeito de São Paulo, Washington Luís Pereira de Souza. Jamais foi encontrado o primeiro volume, correspondente ao ano de 1553 a meados de 1555. Sabe-se que esse volume existiu, pois dele dá notícia Frei Gaspar da Madre de Deus, o primeiro historiador a ocupar-se da personagem de João Ramalho, de forma sistemática. Varnhagen e Pedro Taques dizem que foi em 1558 que se deu a extinção de Santo André, mas, discorda Manuel Alves de Souza pelo fato de constar em uma ata da Câmara de São Paulo, de 1564, que há “quatro anos” a vila havia sido despovoada.

De qualquer maneira, vale lembrar o comentário de Taunay sobre essa preocupação em registrar os fatos históricos, quando em nenhuma parte do Brasil se fazia qualquer registro da vida de qualquer aldeiamento, salvo raras exceções. Pelas atas é possível perceber que as normas administrativas e burocráticas eram respeitadas, bem como a preocupação com a organização social da cidade. Ali existia um pelourinho que fazia justiça àqueles que desobedeciam a lei.

Se imprecisão ainda contém a história da Vila de Santo André da Borda do Campo, mais incertos são os dados biográficos do enigmático português João Ramalho, o homem que “afrontou as serras e as matas, em tantos passos difíceis de varar, pelo trilha do índio, galgou-as, dominou-as. E ao natural da terra se ligou para vencer o campo que se lhe abria largo ante os olhos, para a seguir, com a sua geração mamaluca, da qual foi o patriarca, vir iniciar o domínio do sertão”. A data e o local de seu nascimento também possuem dados incertos, apesar de constar de um testamento do próprio João Ramalho, descoberto por Washington Luís no arquivo de José Bonifácio, onde ele mesmo declara ter nascido em “Bousella (Vouzela), comarca de Viseo”.

Incerta também é a data e a circunstância de sua chegada ao Brasil (as datas variam de 1501 a 1510). Alguns historiadores calculam a sua chegada ao Brasil em 1490 (antes de Colombo chegar à América, portanto), pelo fato de, em 1564, dizer ele, na Câmara de São Paulo, que “tinha idade superior a setenta anos”. Octaviano Gaiarsa, em A Cidade que Dormiu Três Séculos, diz: “o fato é que, quando Martim Afonso deu predicação de vila ao povoado onde João Ramalho vivia em 1553, já tinha netos em bom número e vários filhos tidos de Potira ou Bartira, filha do cacique Tibiriçá”. O poderoso Tibiriçá, senhor absoluto dos Campos de Piratininga, além de seu sogro foi seu grande amigo e aliado.

Transferida a vila para São Paulo, João Ramalho não teria ali permanecido. Apesar de ter sido eleito vereador pelos paulistanos, recusou o cargo alegando velhice. Seguiu rumo ignorado. Para alguns historiadores, teria morrido, em local também ignorado, depois de 1582.

Affonso de E. Taunay é autor de uma das mais bem fundamentadas obras sobre o assunto, João Ramalho e Santo André da Borda do Campo, na qual reafirma a importância dos estudos de Frei Gaspar da Madre de Deus, em Memórias para a História da Capitania de São Vicente, sobre a figura de João Ramalho. Ao citar Oviedo e sua “História General y Natural de las Indias” quando o mesmo se reporta aos informes do “Yslario”, de Alano de S. Cruz, Taunay chama a atenção para o seguinte fato: “próximo a uma das ilhas dos Porcos onde se perderam portugueses numa nau; e num batel se salvou a gente e povoou a Ilha dos Porcos por alguns dias, de onde passou a S.Vicente”. Estariam entre o número desses infelizes náufragos, citados por Oviedo, João Ramalho e Gonçalo da Costa, chegado a “tierra de San Vicente” desde 1510, onde, de acordo também com outros estudiosos, viveu até decidir subir a serra do mar e viver no planalto.

Varnhagen, também citado por Taunay, admite que já em 1508 estava João Ramalho no Brasil.

E continua Taunay: “Nas crônicas da época ou nos documentos publicados sobre os portugueses que primeiro habitaram este litoral fala-se de Gonçalo da Costa, Antonio Rodrigues, João Ramalho, Mestre Costa, Francisco Chaves, afora anônimos náufragos de um navio soçobrado em mar alto, e de capitães pilotos ou embarcadiços em companhia de espanhóis, principalmente de passagem por essa costa”.

Conclui Taunay que “foi o posto avançado ramalhense, de cima da serra, o centro do intenso caldeiamento luso-brasílico que garantiu a subsistência das duas vilas portuárias da ilha vicentina nos incertos milésimos de suas décadas iniciais”.

De João Ramalho e da Vila de Santo André da Borda do Campo também se ocupou L. Amaral Gurgel, em seus “Ensaios Quinhentistas”. O historiador, após analisar longamente as inúmeras pesquisas, documentos e cronistas da época, chega a afirmar, contrariando muitos, que João Ramalho foi mesmo um nobre “talvez não dessa nobreza aristocrática que se recebe através de velhos pergaminhos (...) mas sim nobre pela grandeza de sua alma”. Se assim não fosse, reflete Gurgel, fosse ele degredado ou naúfrago, tendo sido vítima da intolerância do seu tempo, alguns mil arcos entre os seus comandados, havia de, por vingança ou por egoísmo, opor tenaz resistência aos luzos invasores de sua Vila. Ao contrário, o seu gesto foi de franca hospitalidade”. E continua, “João Ramalho era ilustre, ainda mesmo que fosse analfabeto, como alguns historiadores supõem, pela sua incontestável atuação no alvorecer da colônia e também soubera estudar e ilustrar sua inteligência nesse grande e extraordinário livro chamado – mundo”.

 

Náufrago? Degredado? Judeu? Analfabeto? Feiticeiro? Agente da Corte de Lisboa?

É claro que uma figura envolta em tanto mistério só poderia povoar as cabeças de ficcionistas ávidos por boas histórias.

Se a história deixou de registrar, a imaginação encarregou-se do resto. Não foram poucos os que aproveitaram tal filão.

Das obras que conhecemos, destacaríamos A Cidade Assassinada, magnífica peça em três atos de Antonio Callado, levada à cena pela primeira vez, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 8 de junho de 1954, pela Cia. Dramática Nacional e publicada pela Editora José Olympio naquele mesmo ano.

O drama passa-se no ano de 1560, na Vila de Santo André da Borda do Campo e tem como personagens principais João Ramalho, já velho (quando a história dá conta de que ele viveu além de 1580, data em que assinou um famoso testamento), sua filha Rosa Bernarda “linda mameluca, cabelos negros e lisos, olhos grandes, trigueira e rosada” por quem nutre “uma paixão absoluta, paterna e carnal ao mesmo tempo e que Rosa retribui com amoral displicência, cândidamente afeita à vida endogâmica da pequena vila sem mulheres brancas e sem ética européia”, Diogo Soeiro, um espião a mando da Corte por quem Rosa se apaixona, e mestre Antonio Rodrigues, pintor apaixonado pela arte, mas sem tempo e sem meios de se realizar, que veio com João Ramalho da cidade de Coimbra. Como conflito, a rivalidade com o Padre José de Anchieta personagem por quem Ramalho nutre um profundo desprezo “a minha luta é com pólvora e aço e não com versinhos de autos ou histórias de catecismo. Eu ainda volto a Portugal, vou ao palácio de El-Rei para pedir-lhe que não mande mais santos ao Brasil, mas os degredados, mande o bagaço humano que é preciso para derrubar estas brenhas e fecundar estas índias”.

Na comovente cena final, Anchieta encontra-se pela primeira vez com Ramalho que, no entanto, acabara de morrer. A personagem de Anchieta, emocionada, diz: “Assim, tua alma agreste e tormentosa evitou até o fim o nosso encontro. Faltou ao meu redil a ovelha buscada com maior paixão”.

Também Afonso Schmidt partiu de alguns dados históricos para elaborar o que ele mesmo chamou de novelazinha fantasiosa e sem pretensões históricas, O Enigma de João Ramalho. Apesar dessa falta de pretensões, o escritor flagrantemente valeu-se de exaustiva pesquisa, que o leva a levantar a hipótese (também apontada por alguns historiadores) de que os portugueses chegaram ao Continente antes de Colombo (1490).

O romance começa com João Ramalho ainda em Portugal e a desconfiança de que ele fosse judeu (nariz aquilino, barbas ramalhudas e cor de fogo) que o levou ao degredo. Juntamente com um outro degredado, de nome Duarte, foi deixado no mundo novo  e entregue à própria sorte.

Relata o período em que Ramalho viveu entre S. Vicente e o Planalto e a Fundação da Vila de S. André da Borda do Campo. No romance, em 1560, Ramalho contava com 90 anos. Ao contrário de Callado, Schmidt narra um feliz convívio de Ramalho com Anchieta, após sua transferência para São Paulo.

É também digna de nota, a crônica de Viriato Corrêa, A Dura Vida em Santo André, incluída no livro Terra De Santa Cruz, Contos e Chronicas da História Brasileira. Baseada na leitura da atas da Câmara de Santo André, a crônica aborda com muito bom humor o problema dos pesados impostos e multas que penalizavam os moradores da Vila, incluídos aí até os vereadores que faltassem às sessões.

O poeta Judas Isgorogota, em Sapatinhos de Prata, livro de poesias infantis publicado em homenagem à Cidade de São Paulo no IV Centenário de sua Fundação, dedica alguns versos a João Ramalho, no poema “Fundação de São Paulo”. Nele, o poeta bota mais confusão sobre as já desencontradas datas e dados existentes. Diz ele:

 

Como foi que João Ramalho

á nossa terra aportou?

Ninguém sabe. A sua história

em lenda se transformou...

 

Sabe-se apenas que no ano

de mil quinhentos e dois

chegava Ramalho às terras

do Brasil e que, depois,

 

Graças ao trato que teve

da parte dos guaianás,

resolveu não mais deixá-los,

com eles vivendo em paz.

 

E assim, ficou entre os índios

das tribos do litoral,

sobre os chefes exercendo

grande influência moral.

 

‘E um belo dia, casou-se

com uma linda guainá,

cujo nome era Bartira,

filha de Tibiriçá.

 

Eis porque Martins Afonso

de Souza, quando chegou

na enseada de S. Vicente,

esta surpresa encontrou:

 

Entre aquela gente inculta

que andava em plena nudez,

havia quem lhe falasse

no idioma português.

 

Mais recentemente, o poeta andreense Zhô Bertholini, da Santo André que não mais carrega a “borda do campo”, reporta-se ao patriarca seiscentista, logo nos primeiros versos do longo poema “Poética Urbana”:

 

Conquistas Ramalhinas

Aventuras Bandeirantes

Devastações das Matas

Trilhadas por Tibiriçá

 

Bordas dos Campos

Planalto Atlântico

Águas do Tamanduatei

Berço de Piratininga

 

Para uma figura histórica tão polêmica que desafia até sérios historiadores à sua desocultação, muito mais deverá ter inspirado escritores, poetas e outros artistas, mas que o nosso trabalho de pesquisa ainda não conseguiu alcançar, ficando, assim, o tema em aberto.


 

Bibliografia:

 

-  TAUNAY, Affonso de E., - João Ramalho e Santo André da borda do Campo, publicação da Prefeitura Municipal de Santo André, comemorativa do Quarto Centenário da Fundação de Santo André da Borda do Campo, 2ª edição, 1968

- GAIARSA, Octaviano A. – A Cidade que Dormiu três Séculos – Santo André da Borda do Campo, seus primórdios e sua evolução histórica, 1ª ed., Prefeitura Municipal de Santo André, 1968

- GURGEL, L. Amaral – Ensaios Quinhentistas, Empresa Editora J. Fagundes, 1ª ed. 1936, SP

-  CORRÊA, Viriato – Terra de Santa Cruz – Contos e Chronicas da História Brasileira, Livraria Castilho, RJ, 1921

- CALLADO, Antonio - A Cidade Assassinada, Peça em 3 atos e 7 quadros, 1ª ed., Livraria José Olympio Editora, 1954

- SCHIMIDT, Afonso – O Enigma de João Ramalho, romance – Clube do Livro, SP, 1963

- ISGOROGOTA, Judas – Sapatinhos de Prata – Edição Saraiva, 1954

-  BERTHOLINI, Zhô – Poética Urbana, Col. Poéticas, Alpharrabio Edições, 1996, Sto. André, SP

 

(originalmente publicado na coluna Viaverbo (Diário do Grande ABC), depois, ampliado, foi publicado na Revista Encontro, do Real Gabinete Português de Leitura, do Recife.) Revisto, foi republicado na revista das Comunidades de Língua Portuguesa no. 19, 1° semestre 2003, Edição Especial dedicada a João Ramalho nos 450 anos de Fundação da Villa de Santo André da Borda do Campo. Texto revisto.

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